Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - , 19 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Bahia tem cerca de 15 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
Senai também está com inscrições abertas para os cursos pagos
Sábado, 07 de Julho de 2018

Para quem pretende fazer curso técnico, seja para melhorar a qualificação e o salário ou para se colocar no mercado de trabalho, a hora é agora. Atualmente, existem quase 15 mil vagas abertas em toda a Bahia, para os mais variados cursos. Há inscrições abertas até agosto.

A maior parte das vagas gratuitas é oferecida pela Secretaria Estadual da Educação (SEC): são 9.335 vagas de cursos técnicos de nível médio em todo o estado. As outras 5.145 estão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), em 19 cidades. São 2.715 na modalidade Integrado e 2.430 para o Subsequente.O sistema de seleção do Ifba divide os candidatos em dois grandes grupos chamados de Integrado e Subsequente. O primeiro é destinado aos estudantes que estão ingressando no ensino médio. Nessa modalidade, o aluno faz o curso ao mesmo tempo em que estuda. A segunda é para aqueles que já concluíram o ensino médio.

Ontem de manhã, o movimento era intenso na porta do Ifba, no Barbalho. O estudante Guilherme Araújo, 15 anos, já cursa o primeiro ano de Eletrônica e disse que vai usar a qualificação como uma forma de chegar à faculdade.

“Eu estudava em um colégio particular, mas era bem pequeno e o ensino não era tão bom. Então, tentei fazer o Ifba. Agora, curso Eletrônica aqui e pretendo fazer faculdade na mesma área”, diz.

Assim como ele, a estudante Evely Sophia, 17, sonha com a faculdade depois que concluir o curso de Química. Ela espera que o curso técnico traga mais chances no futuro. “Acredito que vai facilitar minha entrada na faculdade e no trabalho”, comenta. Cultura
O desejo de sair do curso técnico e ingressar numa faculdade pode ser explicado por um tipo de ‘cultura’. O gerente do Senai em Feira de Santana, Antonyoni Santana, contou que o pensamento dos estudantes ouvidos pelo CORREIO é muito comum.

Segundo ele, o curso técnico é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, mas ainda existe resistência dos candidatos em relação à formação e uma preferência por universidades.

“Hoje, menos de 10% dos estudantes formados no ensino médio fazem um curso técnico, enquanto em outros países a média é de 50%. Eles preferem cursar uma faculdade, apesar de a área técnica empregar mais e remunerar tão bem quanto um curso superior. É uma questão cultural, essa busca pelo título de doutor”, declara.

No entanto, ele apontou que as duas formações são complementares e que é comum alguns estudantes fazer o curso técnico, conseguir um emprego e, depois, cursar uma faculdade.

Inscrições
Os interessados em disputar uma das mais de 9 mil vagas da SEC podem se inscrever até o dia 15 de julho, exclusivamente pelo site www.processoseletivoeptec.educacao.ba.gov.br/inscricao.

Pode participar do processo quem já concluiu o ensino médio de forma gratuita - seja em escola pública ou como bolsista em instituição filantrópica ou privada.No caso do Ifba, as inscrições seguem até 16 de agosto através do www.portal.ifba.edu.br. O custo é de R$ 35, mas os candidatos de Integração que estudaram em escola pública nos últimos cinco anos ou do modelo Subsequente que foram alunos da rede pública nos últimos três anos podem pagar R$ 3,50.

Além das vagas grauitas, ainda há o Senai, que prorrogou até 27 de julho as inscrições e matrículas para 4.830 cursos técnicos pagos, nas 12 unidades da Bahia. As inscrições são em www.tecnicosenai.com.br. É preciso estar no ensino médio ou ter concluído os estudos.

Segundo Antonyoni Santana, os mais concorridos do Senai são os de Eletromecânica e Eletrotécnica - os mais demandados pela indústria.

Provas

Este ano, o Ifba adotou algumas mudanças no processo seletivo. As provas com as mudanças serão aplicadas em 21 de outubro. O resultado sai 18 de dezembro e as aulas começam em 2019. A redação foi extinta e, agora, os candidatos podem escolher uma segunda opção de curso. Segundo a chefe do departamento de seleção de estudantes, Iara Barreto, as alterações foram feitas para tornar o processo mais inclusivo.

Ou seja, a seleção é por uma prova objetiva. No caso do
Integrado, são nove questões de Português, Matemática, Geografia e História - 36 no total. Já no sistema Subsequente, são 15 perguntas de Português, dez de Matemática e cinco de atualidades.

As vagas são para Salvador e 19 cidades: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

SEC
As vagas ofertadas pela SEC serão definidas levando em consideração as médias finais obtidas nas disciplinas de Português e Matemática no último ano no ensino médio. O resultado sai dia 17 de julho e as aulas começam dia 30.

O órgão também pode considerar o resultado no Enem. São 42 cursos, em 82 municípios. Os cursos ofertados são: Técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Processos Fotográficos, Recursos Humanos e Guia de Turismo.

 

FONTE: www.correio24horas.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE