Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Sábado, 20 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Reportagem cita acidentes e relaciona mineração de urânio em Caetité à incidência de câncer, INB nega
Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019

Uma reportagem publicada pela BBC News no último sábado relembrou acidentes ocorridos durante a mineração de urânio em Caetité. A publicação ainda apontou relação entre a atividade e a incidência de câncer de tireoide e de pulmão em moradores do município.

A reportagem lembra que deste 2014 as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) encerrou a mineração de urânio na região, no entanto, no mês passado, as autoridades que regulam a atividade de mineração de materiais radioativos autorizou a extração em uma nova mina no município.

A BBC News fez alarde na publicação aos riscos ambientais e à saúde da população que pode ser exposta à materiais radiativos. A reportagem teve acesso a um relatório produzido pela Secretaria de Saúde da Bahia que aponta a ocorrência de pelo menos cinco acidentes que expuseram o solo e os cursos d’água à radiação, entre 2000 e 2014, período do primeiro ciclo da mineração de Urânio em Caetité.

Foram ouvidas autoridades de saúde que confirmaram a alta incidência de tumores cancerígenos em paciente de Caetité e Lagoa Real. A causa provável da contaminação estaria relacionadas às explosões usadas para extrair o urânio do solo. As partículas radioativas se espalham pelo ambiente ao redor, contaminando a vegetação com um gás tóxico, o radônio. Esse gás pode agredir a pele dos trabalhadores e também se espalha por comunidades próximas.A publicação também teve acesso a um relatório da Comissão de Pesquisa e Informação Independentes sobre a Radioatividade (CRIIRAD), que acompanha há anos o caso no sertão baiano, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições.Este relatório, produzido em 2018, aponta que foram encontrados locais com incidência de radiação até 10 vezes mais alto do que o tolerável.Ainda segundo a reportagem, órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada reclamam da falta de transparência da INB sobre os riscos das atividades da empresa.

A INB nega a relação da atividade mineradora com a contaminação e com os casos de câncer. A empresa diz ainda que sempre teve uma política de “portas abertas” e que suas atividades em Caetité são repletas de “desinformação e os mitos” em torno da mineração de urânio.

 

FONTE: agenciasertao.com  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE