Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Sábado, 05 de Julho de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Anúncio de retomada das obras da Fiol é comemorado pela deputada Ivana Bastos
Quarta-Feira, 20 de Maio de 2020

"Estamos ansiosos pela retomadas das obras da Fiol. São mais de 10 anos lutando pela concretização desse sonho", afirmou a deputada Ivana Bastos após receber o anúncio de que o Exército vai ajudar a concluir obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (antiga Fiol). A informação foi dada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante uma visita técnica às obras em São Desidério (BA), na última segunda-feira (18/5). A previsão de conclusão das obras do trecho é 2022.

De acordo com Freitas, o Exército vai ajudar a concluir o lote 6 da ferrovia - trecho entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério. O 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), de Barreiras, e o 2º Batalhão Ferroviário, de Araguari, serão responsáveis pela conclusão dos serviços. "A expectativa para conclusão da Fiol é muito grande, pois a ferrovia junto ao Porto Sul mudará o cenário de desenvolvimento do estado da Bahia", explicou Ivana Bastos, que por muitos anos ficou à frente da Comissão Especial da Fiol e Porto Sul na Assembleia Legislativa da Bahia
 
As obras são divididas em dois trechos.

A Fiol 1, que abrange o trecho lhéus (BA)/Caetité(BA), está com o seu projeto de concessão encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). A publicação do edital de leilão está previsto para o final de 2020. A Fiol 2 tem 485,4 km de extensão, entre Caetité(BA) e Barreiras(BA). Executada pela Valec, estatal ferroviária, a obra recebeu investimento de R$ 2,7 bilhões com cerca de 39% executados

Escoamento da produção

O transporte de grãos e minérios do sudoeste da Bahia (Caetité e Tanhaçu) será uma das funções prioritárias da Fiol. A ferrovia também poderá se conectar, futuramente, à malha da Ferrovia Norte-Sul, o que traria melhoria para logística nacional.

Entre os benefícios esperados, estão a redução dos custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados interno e externo; a ampliação da produção agroindustrial da região; e a interligação dos estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus (BA) e Itaqui (MA).

 

FONTE: Assessoria de Imprensa  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE