Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Municípios baianos voltam a registrar casos de Covid-19
Apenas cinco municípios não registram infecção há mais de 30 dias
Quarta-Feira, 26 de Janeiro de 2022

O número de casos de Covid-19 voltou a crescer na Bahia. Cidades que não registravam casos até a primeira quinzena do mês passado voltaram a contabilizar novos infectados após as festas de fim de ano. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), apenas cinco municípios baianos estão sem registrar casos de Covid há mais de 30 dias. No mês de dezembro, esse número era de mais de 60 cidades.

“A gente está tendo uma explosão de casos pela Ômicron. É uma variante que é muito infecciosa e que se estuda se ela é um pouco menos virulenta. Mas a gente está tendo esse aumento. Evidentemente que com aumento de casos também aumenta o número de pessoas que vai adoecer, pois existe um percentual de 1% que responde mal à vacina. Mas na maioria dos casos é laboratorial, o que mostra que a pressão não está tanto nos hospitais, mas na rede básica de saúde”, explicou a médica infectologista e diretora do Instituto Couto Maia (ICOM), Ceuci Nunes.

Conforme a Sesab, Jussiape, no centro-sul do estado, é o município que está há mais tempo sem contabilizar infectados (116 dias). Boa Vista do Tupim é a segunda cidade com maior tempo sem registros de infectados pela doença (62 casos), seguido de Lajedinho (53), Pedrão (50) e Água Fria (47). No mês de dezembro, as cinco cidades deste ranking eram Contendas do Sincorá, Marcionílio Souza, Itaju da Colônia, Boninal e Tapiramutá. Todas voltaram a registrar novos casos nos últimos dias.

“Não tenho a menor dúvida que as aglomerações familiares foram as principais responsáveis pelo aumento de casos neste início de ano. A taxa de transmissão foi muito grande. Se a gente tivesse o mesmo nível de explosão de casos igual a explosão de internamentos o sistema já estaria colapsado. Sempre digo que a gente só vai sair da pandemia com o mundo vacinado. Enquanto não tivermos toda população vacinada outras variantes vão surgir”, acrescentou a médica infectologista.

Alerta

Segundo a Sesab, cinco municípios tiveram maiores incrementos no número de casos de covid nos últimos cinco dias e levantaram um alerta da pasta. O primeiro é o município de Aratuípe (crescimento de 11,80%). Igaporã é o segundo município com maior crescimento (11,54%), seguido de Paramirim (11,40%), Malhada de Pedras (10,57%) e Maetinga (9,34%).

O boletim epidemiológico de ontem (25) mostrou que, até o momento, o estado possui 21.635 casos ativos de Covid. Esse é o maior número de casos ativos desde 6 de março de 2021, quando a Bahia atingiu 21.916 casos da doença.

 

FONTE: www.trbn.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE