Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Aquecimento no planeta pode aumentar 1,5º, aponta ONU
"Estamos chegando mais perto de atingir temporariamente a meta mais baixa do Acordo de Paris", diz autoridade
Terça-Feira, 10 de Maio de 2022

Há 50% de chances de o mundo registrar, até 2026, um aquecimento de 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais. O alerta foi feito nesta segunda-feira, 9, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).

Isso não significa que o mundo cruzaria o limite de aquecimento de longo prazo de 1,5°C, que cientistas estabeleceram como teto para evitar mudanças climáticas catastróficas. Um ano de aquecimento em 1,5°C, porém, pode oferecer amostra de como seria cruzar esse limite de longo prazo, apontou a agência da ONU.

"Estamos chegando mais perto de atingir temporariamente a meta mais baixa do Acordo de Paris", alegou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, ao se referir aos acordos climáticos adotados em 2015.

A probabilidade de exceder 1,5°C por curto período tem aumentado desde 2015, com cientistas em 2020 estimando chance de 20% e revisando, no ano passado, para até 40%. Mesmo um ano com 1,5°C de aquecimento pode ter impactos catastróficos, como a morte de muitos dos recifes de coral do mundo e diminuição da cobertura de gelo do Mar Ártico.

Em termos de média de longo prazo, a temperatura média global é agora cerca de 1,1°C mais quente do que a média pré-industrial.

“Perdas e danos associados ou exacerbados pelas mudanças climáticas já estão ocorrendo, alguns deles provavelmente irreversíveis no futuro próximo”, apontou Maxx Dilley, vice-diretor de clima da OMM.

 

FONTE: atarde.uol.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE