Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Em novo boletim de arboviroses, Guanambi aumenta em 600% os casos confirmados de Dengue e registra novos casos de Zika vírus e febre Chikungunya
Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

A Prefeitura de Guanambi e a Secretaria Municipal de Saúde seguem em alerta total no início desta semana, com a divulgação dos números do segundo Boletim Semanal de Arboviroses, realizado no final da tarde desta segunda (26), pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Assessoria Municipal de Comunicação, que detalha de forma muito didática e transparente para a sociedade, os casos notificados, confirmados, descartados e aguardando coleta ou resultado, para Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya.
 
 
Como é feita a confirmação
 
 
Os casos são confirmados através de exame do Laboratório Central (Lacen) ou laboratórios particulares, que são obrigados por lei a comunicar os dados para o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica.
 
 
Dengue
 
 
Os diagnósticos ambulatoriais de Dengue evoluíram de 6 casos confirmados no período de 01/01 à 20/02, para 36 novos casos, desde a divulgação do último boletim, seis dias atrás. Os casos aguardando coleta ou resultados para Dengue, subiu de 125, para 148.
 
 
Chikungunya
 
 
Com relação a febre Chikungunya, também se observou aumento de todos os quesitos do boletim, como os casos notificados e confirmados, saltando de 1 caso, no período de 01/01 à 20/02, para 3 confirmados.
 
 
Zica
 
 
Os casos de Zika vírus também seguem uma crescente em todos os quesitos do Boletim Epidemiológico. A cidade não tinha nenhum caso registrado, e saltou para 4 confirmações.
 
 
Série de providências já tomadas
 
 
Diante deste novo cenário, além das providências do reforço do trabalho de prevenção e combate dos Agentes de Controle de Endemias, transparência com a divulgação dos boletins semanais, parcerias com entidades civis para reforço do trabalho educativo da população, capacitação dos trabalhadores da saúde que lidam diretamente com a população, produção de vasto material informativo para as mídias e redes sociais, a pasta reforçou na tarde desta segunda, junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o ofício, pedindo a liberação do Carro Fumacê. Reunidos na tarde de hoje, o prefeito Nal Azevedo e o secretário Edmilson Júnior, mantiveram contato com o gabinete do deputado estadual Felipe Duarte, que está articulando os meios, para agilidade desta providência. “Existem critérios técnicos para a liberação, não podemos esperar a cidade alastrar de novos casos, temos que agir antes, por isso, pedimos agilidade no atendimento deste pedido”, frisou o secretário.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE