Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Segunda-Feira, 07 de Abril de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Primeira equipe médica do interior da Bahia é habilitada a fazer transplantes de rim e fígado; saiba mais
Sábado, 05 de Abril de 2025


Uma equipe médica do Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi habilitada para realizar transplantes de rim e fígado. Trata-se da primeira equipe do interior do estado a estar apta para esse tipo de procedimento através do Sistema Único de Saúde (SUS).
A medida representa um avanço inédito para a descentralização dos serviços de alta complexidade no estado e reafirma o compromisso da Bahia em salvar vidas.
“Essa habilitação é um marco para a saúde pública da Bahia. Levar um transplante hepático para o interior do estado é garantir que mais pessoas tenham acesso à vida, com dignidade e segurança. Estamos interiorizando a alta complexidade e abrindo novos caminhos para a medicina baiana”, pontuou a secretária Roberta Santana.

Com essa nova habilitação, a Bahia passa a contar com um polo estratégico no sudoeste, diminuindo distâncias, tempo de espera e, sobretudo, ampliando a chance de sobrevivência dos pacientes. Somente no primeiro trimestre de 2025, o número de transplantes de fígado no estado já é 47% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

O coordenador estadual do Sistema de Transplantes da Bahia, Eraldo Moura, reforça que a medida é fruto de uma política séria e contínua de fortalecimento da rede estadual. “A interiorização dos transplantes é um passo fundamental. Estamos qualificando equipes, melhorando a logística e aumentando nossa capacidade de salvar vidas. Vitória da Conquista agora integra esse esforço com um papel de protagonismo”, destacou.
O Hospital Aliança, em Salvador, também foi habilitado para transplantes de fígado pelo SUS. O Hospital Geral Roberto Santos está em fase de credenciamento para transplantes de medula óssea, enquanto o Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce) está em processo final de credenciamento para córneas. Além disso, o Hospital Ortopédico está sendo preparado para realizar transplantes de tecido ósseo, e o Hospital da Bahia já foi credenciado para transplantes de medula.

 

FONTE: www.bnews.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE