Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Sábado, 19 de Abril de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Nenhuma universidade baiana atinge nota máxima no curso de Medicina na avaliação do CPC; UESB e UFBA conseguem nota 4
Quinta-Feira, 17 de Abril de 2025

Nenhum curso de Medicina em todo estado da Bahia obteve nota máxima no ranking Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2024, um dos indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC), que avalia os cursos de graduação. Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última sexta-feira (11), são referentes ao ano de 2023 e foram 24 avaliados cursos de faculdades públicas, privadas, comunitárias e outras.

 

Considerado um importante indicador de qualidade, a nota do CPC classifica os cursos com notas 4 e 5 como “nível de excelência”. A nota 3 indica um nível satisfatório, enquanto notas 1 e 2 apontam para cursos com desempenho considerado insatisfatório.

 

 Conceito Preliminar considera, principalmente, o desempenho dos alunos na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), realizado entre alunos de diversos cursos de ensino superior. Entre os cursos de Medicina avaliados na Bahia, nenhum atingiu a nota máxima, seja entre as públicas, privadas ou outras. No presente ranking, o Bahia Notícias disponibiliza os resultados das 10 universidades públicas, federais ou estaduais, avaliadas.

 

Neste cenário, a UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e UFBA (Universidade Federal da Bahia) se destacam. Confira o ranking completo:  

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) — Jequié: CPC 3,365 (Faixa 4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) — Vitória da Conquista: CPC 3,302 (Faixa 4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) — Salvador: CPC 3,088 (Faixa 4)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) — Salvador: CPC 3,053 (Faixa 4)

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) — Paulo Afonso: CPC 2,895 (Faixa 3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) — Santo Antônio de Jesus: CPC 2,840 (Faixa 3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB) — Barreiras: CPC 2,574 (Faixa 3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC) — Ilhéus: CPC 2,405 (Faixa 3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) — Vitória da Conquista: CPC 2,427 (Faixa 3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB) — Teixeira de Freitas: CPC 2,333 (Faixa 3)

 

Vale a pena destacar que com relação à UFBA, os formados do campus de Vitória da Conquista foram mais bem avaliados que os estudantes da capital baiana.  Contundo, nenhuma baiana chegou na nota 5. A mais bem avaliada no CPC 2023 do país foi a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em São Paulo.

 

Além dos critérios já citados, o CPC mede o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que avalia o quanto o curso agrega valor ao aprendizado dos estudantes. Fatores como a formação dos professores — porcentagem de mestres e doutores —, e a opinião dos alunos sobre a sua experiência no curso também são consideradas.

 

Esses indicadores são importantes ferramentas para avaliar a qualidade da educação superior no Brasil, com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Bahia Notícias também revelou os últimos dados do IGC (Índice Geral de Cursos) e nele a UFBA também foi bema valiada com excelência com nota 5, a Uesb se manteve na média 4.

 

FONTE: www.bahianoticias.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE