Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Domingo, 02 de Novembro de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Projeto pode mudar a forma de eleição de vereadores e deputados; entenda
Domingo, 02 de Novembro de 2025

O presidente da Câmara de Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) pode desarquivar um projeto que pode mudar o sistema de eleição de deputados. De autoria de José Serra (PSDB-SP), quando ainda Senador, o projeto busca instituir o voto distrital misto, substituindo assim o sistema proporcional. 

"Essa é uma pauta que eu irei colocar na ordem do dia a partir de agora. Esperei passar a data que marca o princípio da anualidade para a eleição de 2026 justamente para mostrar que não queremos mudar o sistema para a próxima disputa”, disse o presidente da Câmara.
Segundo o projeto, metade das vagas para as casas legislativas de municipais, estaduais e federais, seriam preenchidas de forma direta, ocupadas pelos deputados mais votados pelos eleitores de uma determinada região. Assim, apenas moradores daquela área poderiam votar em determinado parlamentar. 


Já os outros 50% seriam preenchidos de forma proporcional pelos partidos mais votados. Assim, na prática, cada eleitor votaria duas vezes, sendo uma no seu político de escolha e o segundo no partido do candidato. 

“Pelo sistema do distrital misto com voto único, eu vou contar a proporcionalidade do partido pelos votos dos candidatos no seu distrito”, disse o relator do projeto, deputado Domingos Neto (PSD-CE).  

 Ainda segundo ele, o projeto cria uma barreira contra o crime organizado, impedindo membros ligado a essas organizações de ser eleito.


“No momento atual, mais de 80% do eleitor nem lembra em quem votou. A gente vive em uma crise de representação gigantesca. Como existem milhares de candidatos em cada estado, o candidato que eventualmente veio do crime organizado você não sabe nem quem é”, disse.

 

FONTE: www.bnews.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE