Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 06 de Novembro de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Após Lei Municipal prevê multa, Neoenergia Coelba realiza Operação para retirada de fios soltos e ligações irregulares nos postes de Guanambi
Quinta-Feira, 06 de Novembro de 2025

A Neoenergia Coelba está realizando em vários bairros de Guanambi durante esta semana, a “Operação Gatonet”. Ação acontece em várias cidades da Bahia, em que há maior quantidade de empresas de telefonia e internet atuando irregularmente.

 

 LEI MUNICIPAL - Neste ano, o prefeito Nal Azevedo sancionou a Lei nº 1.750/2025, de autoria do vereador André Moitinho, e aprovada por unanimidade pela Câmara, que obriga as concessionárias e empresas de energia, internet, telefonia e TV a cabo, removerem todos os cabos aéreos sem uso ou abandonados nos postes da nossa cidade.

 

 Empresas que não cumprirem a lei no prazo estabelecido poderão ser multadas. A fiação solta prejudica o visual da cidade e já causou acidentes.

 

 Neoenergia Coelba removeu recentemente, mais de 450 toneladas de cabos instalados irregularmente nos postes da empresa, um recorde histórico. Também foram emitidas 30 mil notificações e retiradas 20 mil caixas, que são as principais causas de incêndios nos postes.

 

O Gatonet é a empresa que fornece os serviços de telefonia e internet de maneira irregular, sem possuir o contrato para o compartilhamento de postes com a Neoenergia Coelba e sem a apresentação do projeto técnico. Estima-se que aproximadamente 90% das operadoras que atuam na Bahia são Gatonet. 

 

 “O Gatonet representa um risco direto para a população, pois utiliza equipamentos que não seguem os normativos técnicos e de segurança, além de não respeitar as faixas de compartilhamento nos postes. Essas operadoras irregulares são as causas dos emaranhados de fios nas cidades, da maioria dos incêndios em fiações e podem causar sérios acidentes”, destaca o gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE