Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Clientes do Banco do Nordeste podem regularizar dívidas com descontos na Bahia
O público elegível inclui agricultores familiares, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais, cooperativas da agricultura familiar e produtores
Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Produtores rurais que tenham contratado operações entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022 e estejam em situação de inadimplência podem buscar o Banco do Nordeste e obter descontos que chegam a até 80% para liquidação e 65% para renegociação. Na Bahia, são quase 70 mil operações enquadradas no programa Desenrola Rural do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

O público elegível inclui agricultores familiares, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais, cooperativas da agricultura familiar e produtores com dívidas ligadas ao Pronaf e outras linhas de crédito rural.

Segundo as estimativas do Banco do Nordeste, o Desenrola Rural alcança quase 53 mil clientes em todo o estado da Bahia. O superintendente do BNB no estado, Pedro Lima Neto, ressalta a importância do momento para o produtor rural liquidar a dívida e voltar a operar com as instituições financeiras. “É muito importante que o agricultor familiar busque a sua agência de relacionamento e aproveite a oportunidade. É uma chance de regularizar a pendência financeira e buscar novos créditos para investir na produção”, destacou.

Outro ponto importante é o prazo para que o agricultor se enquadre no programa. Vigente desde fevereiro, o cliente deve procurar a unidade o quanto antes, de modo que a renegociação ou liquidação seja realizada ainda em 2025. “Nós reforçamos com os produtores para não deixar para última hora, especialmente pelas questões operacionais no fim do ano. É possível consultar se há enquadramento e já solicitar à agência as melhores condições para pagamento”, pontuou.

O cliente pode acessar o site do Banco do Nordeste https://www.bnb.gov.br/desenrola-rural e informar o número do Cadastro Pessoa Física (CPF) e data de nascimento para consultar se há operações com enquadramento no programa. Além disso, é possível realizar atendimento pelo whatsapp 85 4020 0004.

Dispositivos legais - Além do Desenrola Rural, estão em vigor as leis 14.166/2021 e 13.340/2016 que permitem a regularização de dívidas para outros públicos. A lei 14.166 permite a regularização de dívidas de produtores rurais e não rurais de todos os portes. As modalidades vão desde a liquidação à vista, com descontos de até 90%, até o parcelamento com bônus de adimplência de até 50%, podendo estender o prazo de pagamento até 2032.

Já a 13.340/2016, é voltada para contratos de crédito rural firmados até 2011 em toda a região Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A lei autoriza liquidação e renegociação de dívidas com descontos que podem chegar a 95%, a depender da data da contratação, valor original e localização do empreendimento.

 

FONTE: www.trbn.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE