Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Comissão de Agricultura conhece o pacote de ações contra a seca
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2012

Um pacote de ações da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) para o enfrentamento da seca foi apresentado na Assembleia.
Legislativa, na manhã de ontem, na Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida pelo deputado Luiz Augusto (PP). As tecnologias e estratégias utilizadas foram expostas pelo presidente da Cerb, Bento Ribeiro Filho, que compareceu à reunião a convite do deputado João Bonfim (PDT). Para o Presidente da Comissão, Deputado Luiz Augusto, “o Debate, foi produtivo na medida em que os parlamentares conheceram as ações e apresentaram as demandas ainda existentes, notadamente no semiárido baiano”.
Segundo o presidente Bento Ribeiro, até o último mês de outubro a Cerb executou a perfuração de 610 poços artesianos, ultrapassando a meta estabelecida para este ano, que era de 500 poços. Ainda de acordo com o presidente da companhia, até os próximos dois anos, 1.240 sistemas simplificados de abastecimento de água serão implantados no território baiano. Além disso, foram implementadas novas regras sobre a celebração de convênios e contratos de repasses que envolvem a instalação de sistemas coletivos de abastecimento de água e de pequenas barragens dentro do programa nacional Água Para Todos.
O presidente da Cerb também informou que o Governo do Estado e o Banco Mundial assinaram um empréstimo de US$ 60 milhões para ações nas áreas de saúde, com redução da mortalidade infantil, e de recursos hídricos e planejamento, nos próximos quatro anos, beneficiando 26 municípios. Dentre os projetos que serão desenvolvidos pela companhia está a construção e supervisão de 200 sistemas simplificados de água, além da implantação de mil módulos sanitários.
A deputada Fátima Nunes (PT) agradeceu a presença do secretário na comissão e defendeu a criação de um programa específico de captação da água da chuva, de modo a atender a municípios do semiárido, em especial. A parlamentar considera que, dentre os 253 municípios que tiveram estado de emergência decretado, 90% estão neste território, mais castigado pela pior estiagem dos últimos 40 anos.
A reunião também contou com os deputados Aderbal Caldas (PP), Ângela Sousa (PSD), Bira Corôa (PT), Coronel Gilberto Santana (PTN), Herbert Barbosa (DEM), Maria del Carmen (PT), Maria Luiza Laudano (PSD), Mário Negromonte Júnior (PP), Neusa Cadore (PT), Pastor José de Arimatéia (PRB) e Zé Raimundo (PT).

 

FONTE: Fonte: ascom  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE