Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Câmara Municipal de Feira da Mata concede Título de Cidadania ao juiz Dr. Arthur Antunes
Juiz de Direito da comarca foi agraciado com o título de Cidadão Matense em solenidade que contou com a presença de autoridades da região.
Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2025

Na noite desta terça-feira (16), um evento memorável na Câmara Municipal de Feira da Mata marcou homenagens e a entrega de honraria ao juiz da comarca, Dr. Arthur Antunes Amaro Neves, pelos relevantes serviços prestados à coletividade.


O título de Cidadão Matense, conferido pela Câmara Municipal de Feira da Mata, teve como autor o vereador Enoc Martins Rodrigues e foi aprovado por unanimidade. Os vereadores e demais autoridades que fizeram pronunciamentos durante a sessão solene elogiaram a competência, humildade, conduta firme e respeitosa do juiz na condução de suas ações no exercício da magistratura.


Visivelmente emocionado em seu pronunciamento, o juiz Dr. Arthur Antunes agradeceu o título e o dedicou à equipe do fórum, à sua mãe – presente na cerimônia, e aos filhos: “Senhores, as minhas palavras aqui hoje são de gratidão por esse reconhecimento ao meu trabalho. Eu sei que esse reconhecimento não é apenas a mim, mas é também uma homenagem feita ao poder Judiciário do Estado da Bahia. Eu quero nessa oportunidade compartilhar essa homenagem com os servidores públicos da comarca de Carinhanha; quero também oferecer essa homenagem em reconhecimento e gratidão, à minha mãe, que está aqui presente. É uma honra e felicidade ter a senhora aqui presente, muito obrigado! Ofereço também esse título aos meus filhos aqui presentes. Que eu possa, como pai, ser uma inspiração para que eles sigam no caminho da verdade e da justiça”, destacou.


Em seu pronunciamento, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Enoc Martins, o autor da proposição,  enumerou as razões pelas quais o Legislativo de Feira da Mata propôs a justa homenagem ao magistrado: “Celebramos a trajetória de um homem público que com dedicação, competência e espírito de justiça tem contribuído de forma significativa para o fortalecimento das instituições e para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada em nosso município. Um serviço que ultrapassa o exercício da magistratura. Hoje lhe é concedida a bonita gratidão e o respeito do povo de feiramatense. Uma marca positiva em nossa comunidade. O Senhor se tornou não apenas uma figura respeitada, mas também um parceiro pela busca do bem comum. Alguém que contribui para garantir as leis e a dignidade de cada cidadão. Ao receber esse título, Vossa Excelência passa a integrar de forma definitiva a família feiramatense”, concluiu.


O evento reuniu os membros da Câmara de Vereadores: Cristiano Pereira da Costa, Edimilson Fernandes Pereira, Elisvaldo Baliza Fernandes, Simone de Souza Costa, Gilmar Augusto Macedo, Josenício Macedo Pinto, Sávio Silva de Souza e Gildemário Macedo Souza; também marcou presença, o prefeito de Feira da Mata, Walmir Rodrigues; o vice-prefeito, Edmilson Fernandes Pereira; os familiares do homenageado; a prefeita de Iuiu, Nucivalda América da Silva (Valdinha); Domingos Porto Neto, vereador de Palmas de Monte Alto e presidente da União dos Vereadores do Alto Sertão (UNIVAS); Neto de Dim, vereador de Guanambi e diretor da UNIVAS; Luan do Povo, vereador de Carinhanha; servidores da comarca; advogados de Feira da Mata e da região; representantes da Polícia Civil e da Polícia Militar; lideranças eclesiásticas; secretários municipais de Feira da Mata; representantes do Conselho Tutelar do município; o ex-prefeito de Feira da Mata, Aparecido Alves da Silva (Cidinho); os funcionários da Câmara de Feira da Mata e a comunidade local. 


A biografia e a trajetória do juiz Dr. Arthur Antunes Amaro Neves 


O juiz da comarca de Carinhanha, Dr. Arthur Antunes Amaro Neves, nasceu em Minas Gerais. Bacharel em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, autor de livros jurídicos, ele iniciou a carreira pública como oficial de justiça no Tribunal de Justiça de Minas Gerais; posteriormente, foi defensor público, na Defensoria Pública de Minas Gerais, onde integrou a Câmara de Direitos Humanos por indicação do Conselho Superior da Instituição. Atualmente exerce em caráter vitalício o cargo de juiz de direito, no Tribunal de Justiça da Bahia, e a função de juiz eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral na Bahia, como membro e representante do Poder Judiciário na região.


Ele ingressou na comarca de Carinhanha no mês de outubro de 2021, inicialmente como juiz substituto designado e titularizado na mesma unidade, em 17 de abril de 2023.


Entre os anos de 2021 e 2025 exerceu múltiplas funções: juiz de direito, juiz de direito do Fórum, juiz eleitoral, presidente das duas comissões de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e discriminação no TRE-Bahia. Sua atuação é marcada por produtividade, profissionalismo e respeito para com advogados, servidores e cidadãos, destacando-se pela sensibilidade, dinamismo e proximidade com a comunidade.


Sua atuação se notabilizou pelas seguintes realizações: implantação do Sistema de Atendimento Urbano - acessível ao público; aumento do número de servidores cedidos à unidade; fortalecimento do diálogo institucional entre os poderes públicos locais e a sociedade civil, aproximando a justiça do cidadão; a criação do “Projeto Justiça em Casa”; fortalecimento do enfrentamento e prevenção da violência doméstica contra a mulher; atuação destacada no combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes; apoio aos Conselhos Tutelares; apoio e incentivo a entidades filantrópicas sem fins lucrativos, como a APAE, o “Projeto Amém, Jesus é o Caminho” e o “Projeto Mão Amiga”.

 

FONTE:  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE