Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Sisu abre inscrições dia 22 com 15.287 oportunidades na Bahia
Resultados do Enem de 2018 foi divulgados nesta sexta-feira (18) pelo Ministério da Educação (MEC)
Sábado, 19 de Janeiro de 2019

Os estudantes que estão na corrida por uma vaga em uma universidade chegaram ao momento mais importante da disputa. Nesta sexta-feira (18), o Ministério da Educação divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e, na próxima terça-feira (22), começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Serão 15.287 vagas pelo Sisu na Bahia, sendo 4.907 delas em Salvador. Aqui, 398 mil candidatos se inscreveram para o Enem. O Sisu possibilita que os candidatos que fizeram a prova em Salvador, por exemplo, tenham oportunidade em diversas universidades públicas do país, onde 129 instituições adotaram o sistema - dez na Bahia.

Uma esperança para o estudante Caetano Augusto Abreu, 18 anos, que tenta uma vaga no curso de Direito. Ele já foi aprovado através do Enem em uma instituição particular, mas pleiteia uma chance no Sisu em uma das universidades públicas.

“Fui aprovado em 5º lugar no curso de Direito e em 1º lugar em Economia. Como Direito é minha primeira opção, vou escolher esse curso. Agora, estou aguardando as instituições públicas divulgarem a nota de corte para saber se eu consigo uma vaga no Sisu na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)”, contou.  Corte
As notas de corte - o mínimo necessário para se classificar - de cada curso no Sisu ficam disponíveis, diariamente, a partir do segundo dia de inscrições. Estar classificado no momento da inscrição não garante a vaga, porque a nota de corte pode mudar até o último instante.

Na Bahia, as universidades mais procuradas pelos alunos e que têm as maiores notas de corte são a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade  do Estado da Bahia (Uneb).

Na Ufba, os cursos com maiores notas de corte em 2018.1 foram Medicina (773,74), Engenharia Elétrica (760,77), Engenharia de Minas (758,11), Engenharia Mecânica (757,19) e Direito (737,81).

A Uneb também tem Medicina liderando a procura (771,39 pontos em 2018.1), seguido por Direito em Salvador (732,84), em Camaçari (716,74), em Valença (715,91) e em Paulo Afonso (707,58).

Inscrições
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa acessar o site oficial do programa e informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2018. Tudo é feito de forma gratuita, de terça (22) até a sexta (25). A lista de documentos depende de cada instituição, mas será informada no momento do procedimento.

O candidato precisa ter feito o Enem e não pode ter zerado a redação. Primeiro, ele escolhe duas opções de curso, depois informa se deseja disputar vagas de ampla concorrência ou reservadas.

Segundo o MEC, durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções de curso e universidade. Será considerado válido o último procedimento confirmado.

O pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufba, Penildon Silva Filho, alerta que é importante ter muita atenção na hora de preencher a inscrição: “Temos dezenas de casos de pessoas que estudam o ano inteiro, passam na prova, mas perdem a vaga porque, na agonia, se atrapalham e marcam a opção cotista sem preencher os pré-requisitos”.

Prazer x dinheiro
Mais do que brigar por uma vaga, é preciso ter cuidado na escolha da profissão. O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH- BA), Wladimir Martins, afirmou que um erro comum é escolher mal o caminho que quer seguir. A dica é pesquisar e conversar com quem atua na área.

“Quando a gente fala de carreira é importante escolher a que tem mais a ver com o nosso perfil de talento e comportamento. Muitas vezes essa decisão é tomada com base apenas no salário, o que pode não trazer a satisfação que precisamos e tornar o nosso trabalho um fardo”, afirmou.

Oportunidade

A nota do Enem varia de acordo com o curso. Por isso, os professores aconselham os estudantes a redobrarem a atenção na hora de fazer a escolha. O professor de Biologia Ricardo Faria orienta os candidatos a verificarem com cuidado as exigências. 

“O aluno que busca uma vaga em Direito vai ter uma nota diferente se ele escolher Medicina, porque o peso do acerto das disciplinas de Humanas e Ciências da Natureza serão distintos”, afirmou.

Ele frisou que a correção da prova segue o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI) que leva em consideração o nível das perguntas acertadas e não apenas a quantidade. "Um estudante que acertou mais perguntas pode ter uma nota menor do que quem teve menos acertos", disse.Ufba usa nota do Enem para vagas ociosas
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) adota, há alguns anos, as provas para a ocupação das vagas residuais, que representam a possibilidade de alunos de outras instituições migrarem para a federal. Essa modalidade serve, de acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva Filho, para ocupar vagas deixadas por alunos desistentes, desligados ou que migraram para outros cursos.

O Ministério da Educação (MEC), no entanto, lançou no ano passado a proposta para as universidades públicas brasileiras adotarem as chamadas “vagas de transferência”, uma espécie de vaga residual com o aproveitamento das notas no Enem - é uma espécie de Sisu com o semestre em curso.

A Ufba ainda não adotou a modalidade, mas já usa o Enem/Sisu para as transferências internas. “Muitos alunos do B.I., por exemplo, entram no curso com a intenção de migrar, mais tarde, para outro”, disse o pró-reitor. É nesse momento que a vaga fica ociosa e pode ser ocupada por outro na transferência interna - e, também, nas residuais.
Em 2018 foram ofertadas quase mil vagas residuais. A próxima seleção será entre março e abril, mas ainda não há um número de vagas. Veja o quadro com as vagas na Ufba:   https://docdro.id/JFy2m8Z


Confira as dez instituições da Bahia com vagas no Sisu:
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano (Ifbaiano)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)
Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Universidade Federal da Bahia (Ufba)
Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA)

Confira o cronograma do Sisu:
22 a 25/1  Período de inscrições
28/1  Resultado da chamada regular
28/1 a 4/2  Prazo para participar da Lista de Espera
30/1 a 4/2  Matrícula da chamada regular. Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio
7/2  Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

Veja as 40 cidades da Bahia com vagas no Sisu:
Salvador 4.907
Alagoinhas  125
Amargosa  210
Barra  90
Barreiras  877
Bom Jesus da Lapa  87
Brumado  15
Cachoeira  80
Caetité  135
Camaçari  160
Catu  70
Conceição do Coité  50
Cruz das Almas  450
Eunápolis  230
Feira de Santana  1.128
Guanambi  275
Ilhéus  1.676
Ipiaú  40
Irecê  60
Itabuna  320
Itepetinga  96
Jacobina  85
Jequié  234
Juazeiro  530
Lauro de Freitas  90
Luís Eduardo Magalhães  72
Paulo Afonso  150
Porto Seguro  470
Santa Maria da Vitória  72
Santo Amaro  310
Santo Antônio de Jesus  151
São Francisco do Conde  92
Senhor do Bonfim  305
Serrinha  95
Simões Filho  40
Teixeira de Freitas  420
Uruçuca  110
Valença  150
Vitória da Conquista  775
Xique-Xique  55

 

FONTE: www.correio24horas.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE