Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Ivana comemora anúncio de concessão de trecho da Fiol
Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2019

O posicionamento do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em relação a retomada das obras do transporte ferroviário no Brasil agradou a deputada Estadual Ivana Bastos. Em vídeo, publicado em suas redes sociais, o ministro anunciou a concessão de três novas ferrovias, entre elas a Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol - no trecho que corresponde ao Lote 4 (entre Caetité e Ilhéus) para março.


A deputada Ivana Bastos, defensora do projeto no estado e presidente da Comissão Especial que trata do tema na Assembleia Legislativa da Bahia, recebeu a notícia com entusiamo. “Estamos na luta pela finalização das obras da Fiol e início das obras do Porto Sul, pois sabemos que são obras estruturantes para a Bahia e para o Brasil. A iniciativa do Ministério da Infraestrutura de colocar a Fiol como prioridade é um passo muito importante para a finalização das obras. Há uma enorme necessidade de garantir mais eficiência no escoamento da produção de grãos e minério no estado, e o nosso mandato continuará trabalhando para colocar esse trem nos trilhos”, afirmou a parlamentar.


O trecho entre Ilhéus e Caetité já está com 75% das obras físicas concluídas. A estatal Valec é a responsável pela obra. A utilização dos trilhos nesse trecho será futuramente para o escoamento da produção de minério de ferro das minas da região de Caetité.


Em março também será lançada a licitação de outras duas linhas, uma férrea que pretende ligar Porto Nacional, Tocantins, a Estrela d' Oeste, São Paulo - com a intenção de conectar o Porto Itaqui, no Maranhão, ao Porto de Santos e a licitação da Ferrogrão, que beneficia o agronegócio do Mato Grosso. As concessões foram prometidas entre 2019 e o início de 2020. As iniciativas devem fazer com que a participação ferroviária na malha de transportes dobre até 2025.


O ministro Tarcísio Gomes prometeu também, entre 2019 e o início de 2020, que as outorgas geradas pela prorrogação dos contratos serão usadas para a construção de novos trechos. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a primeira estrada de ferro a ser construída nesse sistema vai ligar Água Boa, Mato Grosso, a Campinorte, Goiás.


Ferrovias respondem por cerca de 15% do escoamento da carga movimentada no país, segundo dados da EPL (Empresa de Planejamento em Logística) do ano passado. Rodovias respondem por 65%.

 

FONTE: Assessoria de Imprensa  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE