Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Prefeitura de Guanambi intensifica ações no controle da doença de Chagas no município
Quarta-Feira, 27 de Julho de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Endemias, está realizando no município de Guanambi a Campanha do Programa de Controle da Doença de Chagas.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eugênia Cotrim, se trata de mais uma importante ação da Secretaria Saúde, executada na zona rural, levando prevenção e tranquilidade às comunidades. “Esse trabalho preventivo é realizado durante todo ano, o que é imprescindível para o combate ao barbeiro transmissor da Doença de Chagas. Temos uma atuação maior nas áreas rurais e distritos por conta da presença do barbeiro, porém quando há presença em residências urbanas também atendemos as solicitações”, destacou Eugênia.

 

A equipe atuante é devidamente treinada, obtendo assim, maior facilidade de identificação dos locais onde o inseto costuma ficar. Os barbeiros que são encontrados passam por análise em laboratório para identificar se estão contaminados.

 

Doença de Chagas

 

Chagas é uma doença transmissível causada por um parasita e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.

 

Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras. Nas casas escondem-se nas frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos.

 

A transmissão se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada. O T.cruzi contido nas fezes do “barbeiro” pode penetrar no organismo humano, também pela mucosa dos olhos, nariz e boca ou através de feridas ou cortes recentes existentes na pele.

 

Podemos ter ainda, outros mecanismos de transmissão através de: transfusão de sangue, caso o doador seja portador da doença; transmissão congênita da mãe chagásica, para o filho via placenta; manipulação de caça (ingestão de carne contaminada) e acidentalmente em laboratórios.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE