Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Terça-Feira, 22 de Outubro de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Bahia terá mais de 3 mil casos de câncer de mama
Quinta-Feira, 06 de Outubro de 2022

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula empresas, população e entidades públicas e privadas a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Então é hora de ficar alerta, pois o diagnóstico precoce pode levar à cura do câncer em 90% dos casos. De acordo com a Secretaria do Estado da Bahia (SESAB), entre janeiro e setembro deste ano 2.040 mulheres se mantiveram internadas para tratamento e outras 666 morreram pela doença.

Em todo o Brasil, milhares de brasileiras recebem o diagnóstico de câncer de mama. Algumas encaram como uma sentença, outras seguem em busca da cura e da superação. Para 2022, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos no Brasil, com 17.825 mortes. A Bahia terá 3.460 novos casos, sendo 1.180 em Salvador. Apesar da expressividade dos números, avanços no diagnóstico e no tratamento [cada vez mais personalizado, integrado e menos mutilador] reforçam o combate à doença cujas chances de cura são superiores a 90%, se descoberta precocemente.

“A abordagem personalizada é uma grande conquista da ciência, significa maior eficácia e maior chance de cura. Os tumores têm diversos tipos e cada um se comporta de uma forma. Por isso, a partir da análise individual, com a determinação de tamanho, localização, presença ou não de gânglios axilares e das características anátomo-patológicas e imunohistoquímicas do tumor, é possível estabelecer o melhor tratamento para cada paciente”, explica o mastologista Ezio Novais, ex-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia e um dos coordenadores da Mastologia da Clínica AMO.

Preocupada em atender a população a SESAB informa que mais de 14 mil exames de mamografia digital, principal estratégia para o rastreamento do câncer de mama, serão ofertados em Salvador pela Secretaria Estadual da Saúde, do dia 1º de outubro até 5 de novembro, a mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. Os exames, que marcam a ação do Estado para o Outubro Rosa, serão realizados em 4 unidades móveis, cada uma com capacidade para realizar 140 atendimentos por dia, setenta por turno.

Para ter acesso aos exames ofertados no Outubro Rosa, além da faixa etária indicada, as mulheres precisam ter mais de 1 ano que realizou a última mamografia e não possuir histórico de cirurgia em mama ou cicatriz. O acesso se dará por demanda espontânea, com senhas distribuídas a partir das 06h30, para mulheres com documentação completa: originais e cópias do RG, CPF, Cartão SUS e Comprovante de Residência.

A estratégia se realizará em 3 fases. A primeira com a realização de Mamografia de rastreamento e entrega dos resultados dos exames no prazo de 30 a 40 dias, nos mesmos locais de realização. A 2ª fase, com novos exames complementares (Ultrassonografia e Biópsia), será direcionada para mulheres com laudos inconclusivos, na 1ª fase. Mulheres nessas condições serão convocadas através da equipe do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. A 3ª fase se destina a mulheres com diagnóstico positivo, cujo tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da SESAB. O atendimento será diário, exceto domingos e feriados.

 Assim como outras doenças, a abordagem ideal do câncer de mama é a multidisciplinar, envolvendo médicos de várias especialidades (mastologistas, radiologistas, patologistas, oncologistas clínicos, radio- oncologistas e cirurgiões plásticos) e profissionais de saúde de diversas áreas (fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros). “Independentemente da idade, qualquer alteração na mama deve ser investigada. Toda vez que a mulher perceber a presença de um nódulo ou de alterações da pele ou do mamilo, deve procurar imediatamente o mastologista. No entanto, o mais importante é a prevenção através da mamografia”, destaca Ézio.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama estão os comportamentais/ambientais (obesidade, sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes), e hereditários/genéticos (história familiar de cânceres e alterações genéticas), sendo que este grupo representa de 5% a 10% dos casos.

A exposição À Flor da Pele, está sendo realizada pelo Foto Clube de Mulheres no Shopping Paseo, até  23 de outubro. A mostra fotográfica faz parte da campanha Outubro Rosa, e ficará localizada no piso L1. O Foto Clube de Mulheres, como o próprio nome indica, é um clube de fotografia formado apenas por mulheres, tanto profissionais como amadoras, e algumas delas já passaram pelo processo de tratamento do câncer de mama.

O Shopping Itaigara, mais uma vez, abraça a causa e promove uma programação especial em parceria com a Delfin, clínica referência em exames de imagem, exames laboratoriais e vacinas, com especial atenção à saúde da mulher. Dentre as ações, está a exposição fotográfica Laços que nos unem pela prevenção, estrelada por mulheres que enfrentaram esse diagnóstico. A mostra iniciará dia 10 e ficará em cartaz até 19 de outubro.

 

FONTE: www.trbn.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE