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Ferrovia motiva corredor logístico
Sábado, 08 de Julho de 2023

O anúncio da conclusão da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), por parte do governo federal, mobilizou recursos da iniciativa privada para construção de um corredor logístico de integração.


Tendo por objetivo principal o incentivo às exportações de minério, o plano também vai beneficiar os negócios agrícolas, favorecendo o escoamento a custos mais razoáveis, das supersafras verificadas nas regiões produtoras da Bahia.

O total investido monta a R$ 20 bilhões nos projetos incluindo a Mina Pedra de Ferro, em operação no município de Caetité, no Sudoeste baiano, coincidindo com a sede da primeira estação da ferrovia.

O destino final, o Porto Sul, no município de Ilhéus, concluirá o trajeto de 537 quilômetros de extensão, favorecendo a solução logística integrada proposta pela empresa mineradora Bamin.

A animadora notícia relacionada à Fiol repercutiu também na busca de aprimoramento do trabalho qualificado de 50 fornecedores de municípios situados no entorno dos projetos de mineração e agro.

O Instituto Euvaldo Lodi, vinculado à Federação das Indústrias do Estado da Bahia, anunciou o plano de capacitação com a ideia principal de servir pequenos e médios empreendimentos situados ao longo da ferrovia.

Denominada Programa de Qualificação de Fornecedores, a iniciativa vai atuar na melhoria da rede de negócios, como forma de estimular as atividades econômicas e fortalecer o processo produtivo.

Entre os municípios beneficiados, além de Ilhéus, estão Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara, com previsão de acréscimos conforme o andamento das obras de conclusão da primeira etapa da Fiol.

 

FONTE: atarde.uol.com.br  
 
 

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