Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Sábado, 19 de Outubro de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Cidade baiana registra a sexta temperatura mais alta do país neste fim de semana
Outros dois municípios do estado aparecem na lista dos 30 mais quentes
Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2023

O município de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, registrou no sábado (16) a sexta temperatura mais alta do país. Por lá, os termômetros bateram 39,9°C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na lista das 30 cidades mais quentes, estão mais dois nomes da Bahia: Formosa do Rio Preto, em 15º lugar, e Barreiras, em 29 ºC. Os dois municípios registraram, respectivamente, 39,6 °C e 38,7 °C.

"Está 39,9 °C mas a sensação é de 45 °C. A gente se sente sufocado mesmo, é muito calor. A situação é delicada e, se não vierem chuvas nos próximos dias, vai ficar ainda pior", diz o vereador de Bom Jesus da Lapa Gedson Ramos.

"Os moradores estão fazendo o que podem para se refrescar, ventilador, ar condicionado, piscina. Ficar em qualquer ambiente fora de casa está insuportável", completa.

Mas 39,9 °C não foi a maior temperatura registrada no município este ano. Com 41,6 °C no dia 26 de setembro, Bom Jesus da Lapa tem a mais alta temperatura registrada em 2023 na Bahia. Em seguida, está Formosa do Rio Preto, com 41,4 °C no dia 15 de setembro.

O morador de Formosa Darlan Lustosa, de 50 anos, diz que vem sentindo mais calor este ano. “A partir de agosto, a cidade realmente enfrenta anualmente um calor intenso, mas neste ano a sensação é muito maior. Agora em dezembro já era para estarmos numa temporada de chuvas, o que ainda não aconteceu e o calor e o sol forte persistem", desabafa.

A Bahia está passando neste fim de semana pela quinta onda de calor do ano, que atinge, principalmente, o Oeste. Esta é a nona onda de calor do país. “As ondas de calor são momentos dentro de um período seco com temperaturas acima da média em cinco ou mais graus que persistem por três dias ou mais”, explica a meteorologista do Inmet Cláudia Valéria.

 

FONTE: www.correio24horas.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE