Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Domingo, 06 de Julho de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

INMET revela como será a chegada da primavera na Bahia; veja previsão
Nova estação chegará às 9h44 do dia 22 de setembro. Fenômeno La Niña deve afetar o tempo durante a primavera
Domingo, 22 de Setembro de 2024

A Primavera, no Hemisfério Sul, começa às 9h44 do dia 22 de setembro. E na Bahia, o tempo se modificará trazendo mais características que se assemelham com o verão. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o clima seco deve prevalecer até meados de novembro.

O prognóstico elaborado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME) aponta ainda que as chuvas podem ficar acima da média, principalmente em pontos isolados, atingido a região sudeste do Estado.

Mas, a qualidade e o volume de chuvas durante a estação dependerão da umidade vinda da Amazônia. Vale lembrar que a nova estação só termina às 6h20 do dia 21 de dezembro de 2024.

Primavera pode ser afetada pelo Fenômeno La Niña

A previsão era de que o fenômeno climático La Niña acontecesse entre agosto e setembro. Mas, a expectativa é de que isso se concretize ainda neste mês, com 58% de chances no trimestre que vai até novembro.

Já no trimestre outubro-novembro-dezembro/2024, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%.

O La Niña é um fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico equatorial e é caracterizado pelo resfriamento das águas dessa região. Esse fenômeno faz parte do ciclo natural conhecido como Oscilação Sul (ENSO), que inclui também o fenômeno El Niño. Os efeitos do fenômeno podem durar de alguns meses a mais de um ano e sua intensidade pode variar, afetando as condições climáticas em diferentes partes do mundo. Normalmente, isso resulta em chuvas mais intensas na Austrália e na Indonésia, enquanto algumas regiões das Américas podem enfrentar secas.

 

FONTE: www.ibahia.com  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE