Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Domingo, 13 de Outubro de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Dengue continua fazendo vítimas e poder público segue em alerta
Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Os números de casos de dengue no Brasil, este ano, são alarmantes: até 1º de outubro, o Ministério da Saúde já havia registrado 6.533.585 casos prováveis da doença. Em todo o ano de 2023, o total de notificações foi de 1.649.146, o que já representa uma alta de 296%.

Na Bahia, os registros em 2024 também apresentam aumento significativo não só em termos de números prováveis de casos de dengue, mas de óbitos relativos à doença. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em 2023 foram registrados 37.489 casos prováveis e 30 óbitos por dengue na Bahia; enquanto este ano, até 30 de setembro, foram notificados 231.723 casos prováveis e 143 óbitos no estado.

Os municípios de Macaúbas, Morro do Chapéu, Glória, Tucano, Araci, Barrocas, Serrinha, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Conceição do Almeida, Camaçari, Brumado, Cândido Sales, Itajuípe, Barro Preto, Uruçuca, Porto Seguro e Mucuri estão em estado de epidemia de dengue, segundo cenário epidemiológico atualizado pela Sesab também no último dia 30.

Com foco em combater a doença e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, também transmissor da chikungunya e zika, o Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (8), uma campanha nacional de conscientização e mobilização. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que o governo está se preparando para o próximo período de chuvas, com foco na redução de casos e mortes por arboviroses.

“Estamos implementando um plano de trabalho baseado na vigilância, no controle do mosquito transmissor e no fortalecimento das redes de saúde, especialmente em áreas periféricas. Entre as ações, estamos utilizando as Estações Disseminadoras de Larvicida, que ajudam a reduzir o desenvolvimento de larvas nos criadouros”, afirmou Trindade.

Nacionalmente, até 21 de setembro, houve 6.311 casos prováveis de zika, contra 11.534 de 2023. Para a chikungunya, até este mês, foram contabilizados 258.396 casos prováveis, enquanto em 2023, o total foi de 158.060, aponta o Ministério da Saúde.

Através de estrutura, pessoal e medicamentos nos municípios e nas unidades de saúde, o governo da Bahia tem intensificado ações ao longo do ano para combate à doença. “Contamos com o apoio da população e das gestões municipais para que, juntos, possamos combater a Dengue e superar esse momento. Não deixem água parada nas suas residências e locais de trabalho e procurem uma unidade de saúde se sentirem os sintomas da doença”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

 

FONTE: www.trbn.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE