Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 03 de Abril de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Agroindústria familiar fortalece geração de renda e segurança alimentar em Urandi
Quarta-Feira, 02 de Abril de 2025

No município de Urandi, no sertão baiano, a Associação do Grupo de Economia Solidária de Candiba (Agescan) tem se consolidado como um modelo de transformação social e produtiva, por meio da agroindústria familiar. Com investimentos do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Agescan recebeu uma cozinha comunitária totalmente equipada, o que gerou oportunidades de ampliação da produção e aumento da renda para mulheres agricultoras e empreendedoras locais.

Além da produção de alimentos, a Agescan oferece cursos de capacitação profissional em panificação, confeitaria, fabricação de queijos, iogurtes e derivados da mandioca. O espaço também é utilizado para eventos, palestras e treinamentos.

A presidente da Associação, Ana Rosa Ramos, destaca a importância desse investimento para a autonomia financeira das associadas. "A agroindústria tem servido de base para que as associadas adquiram mais conhecimentos e consigam desenvolver trabalhos rentáveis. Já estamos entregando produtos para a alimentação escolar e muitas pessoas que participaram das capacitações já estão ganhando seu próprio dinheiro com a produção de bolos, salgados e biscoitos", afirma.

A estrutura da cozinha comunitária inclui seladora a vácuo, balança eletrônica computadorizada, liquidificador industrial, batedeira planetária, pingadeira mecânica para biscoito de polvilho, fritadeira e forno industrial turbo elétrico. Com essa infraestrutura, hoje são produzidos cerca de três mil salgados por mês, gerando renda para o grupo de mulheres.

Além da venda direta ao consumidor, a agroindústria mantém contratos com programas institucionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Somente para o PNAE, são entregues mensalmente 5.100 pães e 200 quilos de bolos, garantindo alimentos de qualidade para estudantes da região e fortalecendo o mercado da agricultura familiar.

Expansão e novas oportunidades


A atuação da Agescan ganhou um novo impulso com a participação no programa Comida no Prato, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia voltada para a segurança alimentar e nutricional. A partir desse edital, a agroindústria distribuirá 2.400 marmitas por mês no município. Essa expansão permitirá atender mais famílias em situação de vulnerabilidade e fortalecer a rede de segurança alimentar na região.

O edital Comida no Prato, executado pela CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem como objetivo fortalecer a Rede de Equipamentos Integrados para o Combate à Fome na Bahia, como parte da estratégia do Programa Estadual Bahia Sem Fome.

Com um ambiente acolhedor, a Agescan mantém uma cantina aberta ao público na sede do município, onde clientes podem adquirir produtos artesanais e desfrutar de um café, enquanto interagem com as produtoras.

A associação também foi selecionada no Edital da CAR de Apoio às Agroindústrias Ativas, uma das estratégias para fortalecer a agricultura familiar no estado. Esse apoio visa promover avanços significativos na produção, produtividade e acesso ao mercado para agroindústrias familiares em estágios embrionários ou intermediários de desenvolvimento. A expectativa é que, com esse suporte, a agroindústria da Agescan aprimore suas práticas de gestão, aumente sua produtividade e conquiste novos mercados.

 

FONTE: Ascom/CAR  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE