Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - , 18 de Outubro de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Prefeitura de Guanambi inicia a partir de 1º de agosto, a desativação do Lixão a céu aberto
Terça-Feira, 23 de Julho de 2024

Um problema crônico que já durava mais de 40 anos, gerando diversos transtornos para a cidade e moradores do entorno, já tem data para começar a ser resolvido. A Prefeitura de Guanambi, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura começará no dia 1º de agosto a desativar o lixão a céu aberto, localizado na saída para Matina. Depois de décadas, a Município está cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que havia sido firmado com o Ministério Público Ambiental por todas as gestões anteriores.

Aterro sanitário controlado

Os resíduos sólidos da cidade passarão a ser geridos pela empresa CVR Alto Sertão, que possui um aterro sanitário na divisa com a cidade de Caetité. Com a contratação do aterro sanitário privado, o problema do lixo em Guanambi, será resolvido em definitivo. No que se refere aos resíduos depositados no lixão, em um espaço de 30 hectares, o Município realizará estudo técnico, para implantação do PRAD – Programa de Recuperação de Área Degradada.

Multa e veículo apreendido

Equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e SMTrans atuarão permanentemente para orientar e fiscalizar o descarte irregular de resíduos, e serão multados e terão veículos aprendidos, que for flagrado descartando resíduos nos locais proibidos.

Leia o comunicado de utilidade pública que detalha as ações da Prefeitura e secretarias municipais.

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura, comunicam a toda população, que em entendimento com o Ministério Público Ambiental, a partir do dia 1º de agosto, dará o início da desativação da área do antigo lixão.

Todo o Lixo Urbano domiciliar de responsabilidade do município, será encaminhado ao aterro sanitário, seguindo todas as normas e legislações ambientais.

Nas áreas descobertas da coleta de lixo, serão implantados mais contêineres em locais estratégicos para coleta de pequenos volumes de resíduos domiciliares.

“Provisoriamente”, o descarte em pequenas quantidades de resíduos de construção e podas de árvores, continuarão a serem recebidos no lixão, sob supervisão das secretarias, sempre em horário comercial: de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado até ao meio dia.

Equipes de fiscalização atuarão permanentemente para orientar e fiscalizar o descarte irregular de resíduos. Evite multas por crime ambiental e apreensão dos veículos. Não realize descarte ilegal de lixo!

Cidadão, o poder público está fazendo a sua parte, faça também a sua. Colabore com a limpeza urbana e com a saúde pública de nossa cidade.

Atenciosamente,
Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura





 

FONTE: www.iguanambi.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE