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ELEIÇÕES 2024: 40% DOS ELEITORES PODEM MUDAR DE OPINIÃO E 63% MOSTRAM DESINTERESSE
Quinta-Feira, 26 de Setembro de 2024

Faltando poucos dias das eleições municipais de 2024, a pesquisa mais recente da Alfa Inteligência revela um cenário que houve grandes variações e desafios para candidatos a prefeito em todo o Brasil. 40% dos eleitores informaram que ainda podem mudar de opinião em relação a sua intenção de voto. A pesquisa foi realizada em 300 cidades do país, entre os dias 02 e 08 de setembro, com 8 mil entrevistado.

Isso mostra que, mesmo aqueles que aparentam estar na liderança, a situação pode ser instável. “Campanhas estagnadas correm o risco de perder eleitores indecisos na reta final da campanha. A diferença entre uma vitória e uma derrota pode estar nas mãos desses indivíduos que ainda estão se decidindo”, explica Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência.

A pesquisa também revela que 63% dos brasileiros estão desinteressados nas eleições, um dado alarmante devido à significativa proporção da população que isso representa.

Os dados coletados indicam que os eleitores estão cada vez mais exigentes e céticos em relação às propostas dos concorrentes. “As pessoas querem saber como o candidato pretende resolver os problemas locais, seja na saúde, na educação, na geração de emprego e renda ou no turismo. O segredo é garantir que essas propostas sejam críveis e realistas. Não adianta sair prometendo tudo e o eleitor não acreditar nisso”, esclarece Emanoelton. Nesse contexto, as pesquisas de opinião são ferramentas essenciais para medir a receptividade das propostas e ajustar a rota conforme necessário.

O estudo também destaca um indicador fundamental para este pleito eleitoral: a taxa de aprovação do atual prefeito. “Aqueles com 50% de aprovação podem tanto eleger quanto não eleger o sucessor. É fundamental compreender que a aprovação do gestor atual não garante automaticamente a eleição do seu indicado. A taxa de conversão entre aprovação e intenção de voto é um indicador muito importante. Nesse sentido, prefeitos que por exemplo possuem 70% de aprovação e convertem 80% de sua aprovação em intenção de votos para seu candidato, este candidato terá algo em torno de 56% das intenções de voto”, destaca Emanoelton Borges.

Com o primeiro turno se aproximando, é mais importante do que nunca que os candidatos utilizem pesquisas de opinião sérias e de alta qualidade, para ajustar suas estratégias e se conectar de forma mais eficaz com a população. Elas são instrumentos primordiais para medir a temperatura da campanha e entender o que realmente importa para o eleitor. “Estar atento a essas variáveis pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota”, finaliza Emanoelton.

 

FONTE: bahiaeconomica.com.br  
 
 

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