Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 16 de Outubro de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Mais brasileiros estão preocupados com o aquecimento global
Sexta-Feira, 04 de Maio de 2012

BRASÍLIA- A preocupação dos brasileiros sobre as mudanças climáticas está aumentando, como resultado das campanhas de conscientização e percepção de variações do clima. Segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e feita em dezembro de 2011, 65% da população acredita que o aquecimento global é um problema que deve ser tratado com urgência - em 2009, 47% dos brasileiros tinham essa opinião. Além disso, 80% dos brasileiros dizem estar preocupados com o meio ambiente.
- Há uma maior sensibilidade por parte da população em relação ao tema. As pessoas estão sentindo a mudança do clima, percebem a variação na temperatura e a ocorrência de desastres naturais, como as enchentes - avalia Renato Fonseca, especialista da CNI.
A indústria foi eleita por 38% dos entrevistados como a principal responsável pelo aquecimento global. 22% afirmam que o cidadão é o principal culpado pela alta da temperatura, e 18% apontam os governos. Além disso, a maioria da população tem a percepção de que o governo Dilma se importa com a questão ambiental.
Com mais conhecimento, maior parcela da população prioriza a proteção ambiental frente ao crescimento econômico. Em 2010, um terço dos brasileiros tinham essa visão, e atualmente, 44% creem que o meio ambiente deve vir na frente.
Mas ainda não chega a 20% a parcela da população que muda seus hábitos de consumo para colocar em seu carrinho de compras produtos ecologicamente corretos. Apesar disso, metade dos entrevistados disseram que poderiam pagar mais para adquirir produtos fabricados respeitando o meio ambiente.
Entre as ações tomadas para preservar o meio ambiente, os entrevistados afirmam que 71% evitam o desperdício de água e 58% procuram economizar energia. Mais da metade da população separa algum tipo de lixo e 67% consideram a reciclagem muito importante para preservar o ambiente. No entanto, 48% afirmam não ter acesso à coleta seletiva de lixo.
- A população está sim preocupada, mais consciente. Contudo, as ações estão muito focadas na economia dentro de casa, ainda falta um comprometimento maior - afirmou Renato Fonseca.
O estudo Retratos da Sociedade Brasileira 2012 foi feito pela CNI em parceria com o Ibope, com 2.002 entrevistas, em dezembro de 2011.

 

FONTE: O GLOBO / Foto: rsurgente.opsblog.org  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE