Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 16 de Outubro de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Presidente do BNB é denunciado por envolvimento em desvio de dinheiro
Quando estava na Secretaria das Cidades do Ceará, Jurandir Santiago assinou convênios para a construção de banheiros populares que jamais saíram do papel
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2012

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPE-CE) irá protocolar na manhã desta quarta-feira (20) uma denúncia contra o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago, por envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro público da época em que atuava no governo do Ceará.
Em 2009, quando estava na Secretaria das Cidades do Estado, Santiago assinou convênios no valor de R$ 3 milhões firmados com a prefeitura do município de Ipu, a 294 quilômetros de Fortaleza, para a construção de banheiros populares para famílias carentes da cidade. Contudo, os chamados “kits sanitários” não saíram do papel e o dinheiro sumiu.
As irregularidades já levaram a Justiça do Ceará a decretar a prisão preventiva do prefeito de Ipu, Sávio Pontes (PMDB). Ele está foragido.
A assessoria de imprensa do BNB informou à reportagem do iG que Santiago não irá se pronunciar sobre o assunto por ainda não ter sido denunciado pelo MPE-CE.
Escândalo dos banheiros
A denúncia em questão faz parte de um esquema que ficou conhecido no Ceará em 2011 como o “escândalo dos banheiros”. Os convênios com as associações para a construção de banheiros em comunidades carentes foram firmados por meio da Secretaria de Cidades do Estado do Ceará.
Os recursos são do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). As denúncias de irregularidades vieram à tona em meados de julho. A partir daí, houve uma sequência de novas denúncias contra várias associações sediadas em municípios próximos da região metropolitana de Fortaleza.

 

FONTE: Último Segundo / Foto: ipunoticias.net  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE