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Caminhoneiros ameaçam fazer greve, mas sem data definida
Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020

Os caminhoneiros do Brasil - que já paralisaram o País em maio de 2018 - estão ameaçando realizar uma nova greve geral, desta vez, no inicio desta semana, que abre, oficialmente, o Carnaval 2020. Um vídeo, que circula nas redes sociais dos caminhoneiros autônomos da Baixada Santista, anuncia que as atividades serão paralisadas a partir da zero (0) hora desta segunda-feira 17.

Por outro lado, o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Autônomos do Brasil (ANTB), José Roberto Stringasci, que nos atendeu por telefone, e já declarou apoio total à greve dos petroleiros, e lançou uma campanha para avançar na luta contra a política de preços dos combustíveis, imposta pelo Governo e a direção da empresa Petrobrás, adiantou que haverá sim, uma manifestação, às margens do Rio Tietê, em São Paulo, nesta quarta-feira 19.

Segundo José Roberto, presidente da ANTB, este assunto precisa ser discutido com toda a sociedade, que é afetada em todos os setores por causa dos altos preços dos combustíveis. “E, se nós temos o petróleo e a Petrobrás, não é possível mais aceitarmos essa cobrança inadequada na bomba, tendo como lastro o Preço de Paridade de Importação (PPI)”.

No vídeo da ameaça de greve, uma das lideranças destaca: “Tudo irá parar por 24h, nessa segunda-feira 17, em prol da tabela de frete, diesel e demais reajustes na categoria”. Os caminhoneiros autônomos (ANTB) contam, ainda, com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas (CNTTL).

PETROLEIROS

A greve dos petroleiros, que, nesta segunda-feira 17, entra no seu 17º dia, já paralisou 116 unidades do sistema Petrobrás em todo o País. Conforme o diretor do Sindipetro-Bahia, Radiovaldo Costa, todo apoio é sempre bem-vindo e vai dar um novo fôlego para trazer à mesa de negociações tanto o Governo Federal quanto a direção da empresa. “Parte da nossa pauta tem tudo a ver com petroleiros, caminhoneiros, e a sociedade em geral. Além das nossas reivindicações especificas, queremos ainda mudanças na política de preços estabelecida aos combustíveis”,

Em carta aberta no site do Sindipetro, do Rio de Janeiro, a Associação Nacional dos Transportadores Autônomos do Brasil (ANTB) diz, textualmente, que: “A carga tributaria sobre os combustíveis, no Brasil, é elevadíssima para um País em desenvolvimento”. A Associação informa, também, que, desde 2016, o chamado Preço de Paridade de Importação (PPI) vem sendo praticado nas refinarias brasileiras, ou seja, “tendo como base as cotações internacionais destes produtos, mais os custos que os importadores teriam com transporte e taxas portuárias” .

O documento – que já foi enviado ao presidente Jair Bolsonaro -, diz, ainda, que “o preço das refinarias considera uma margem que cobre os riscos como volatilidade de câmbio e dos preços. O que é um absurdo. E não há, em nenhum lugar do mundo capitalista, uma política de preços similar a esta!”. A carta revela, também, que a Petrobras prática uma política de autoflagelo, entregando, deliberadamente, seu mercado aos concorrentes .”Fato este, inaceitável e criminoso!”

SUGESTÃO


A ANTB sugere que a Petrobras deveria utilizar os preços internacionais, na determinação do preço dos combustíveis no mercado interno. “O PPI é uma excrescência, cuja utilização tem de ser interrompida imediatamente”. Através do telefone, o presidente José Roberto não poupou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Eles estão de brincadeira com a nossa categoria, Marca e desmarca reuniões ao sabor dos ventos para debater a Tabela do Frete. O ministro Luiz Fux, por exemplo, atendeu mais uma vez ao Governo e adiou para o próximo dia 10 de março, esse julgamento, que seria na próxima quarta-feira dia 19. É triste dizer isso: mas o STF não está se respeitando e continua se esquivando das suas responsabilidades”.

ALTO CUSTO

A principal queixa dos caminhoneiros do Brasil se apóia no alto custo para transportar cargas – as mais diversas - nesse país continental e com estradas, que parecem verdadeiras crateras lunares. “Para rodar 2 Km, o caminhão gasta um litro de diesel que, na maioria dos estados da Federação está custando hoje R$4,20. Queremos a redução imediata do ICMS dos combustíveis com um teto máximo a ser cobrado, no preço final da bomba, no valor de 10%.”, reclama José Roberto.

Por sua vez, o Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Estado da Bahia, através do seu diretor Luciano Oliva fez questão de lembrar que foram eles, que, em 21 de maio de 2018, assumiram a liderança da primeira greve. “Saímos na frente e depois o movimento se incendiou por todo o País. Na época, elaboramos uma pauta que foi prontamente aceita. Mas, por termos feito um acordo, não tivemos direito ao beneficio do piso mínimo nacional. Agora, estamos aguardando o próximo dia 10 de março, quando o julgamento da Tabela do Frete pelo STF deverá acontecer”.

Luciano Oliva garante que a Tabela do Frete será julgada inconstitucionalmente. E questiona: “Porquê o grão e outros produtos considerados commodites podem ter piso mínimo e o diesel não? Aproveitando-se da oportunidade criticou o Governo da Bahia dizendo: “O que mais encarece o transporte de carga no Estado é o ICMS de combustíveis. É um absurdo o que é cobrado. Também existe um ‘cartel’ dos donos de postos de combustíveis, que não nos dá o direito de ser contemplado com os descontos das refinarias. Um posto local (não quis informar o nome) pode vender o diesel comum por R$3,34; enquanto, os demais, só vendem o produto por R$3,69. É ou não é preço cartelizado?”.

Já a entidade representativa dos petroleiros (Sindipetro) acusa o governo Jair Bolsonaro de vender as refinarias para beneficiar importadoras e outras empresas estrangeiras. E faz uma alerta a nível nacional:“É possível faltar combustíveis a partir desta semana que entra. Por isso, alertamos a população que abasteça seu carro, seu caminhão e compre seu gás de cozinha”. Ao mesmo tempo imputa um possível desabastecimento dos combustíveis à intransigência da direção da Petrobras.

 

FONTE: www.trbn.com.br  
 
 

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