Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Mais de 2,6 mil servidores estaduais já acessaram contracheques através do WhatsApp
Segunda-Feira, 06 de Dezembro de 2021

Um total de 2.610 servidores públicos do Estado já acessou seus contracheques utilizando o aplicativo de mensagens WhatsApp, por intermédio de um celular smartphone. Lançado há pouco mais de um mês, pela Secretaria da Administração (Saeb), o serviço pioneiro no país visa trazer mais comodidade para o funcionalismo estadual. A iniciativa fornece acesso de forma rápida, segura e online às informações funcionais e pessoais.

Todos os 270 mil servidores do Estado da Bahia (ativos, aposentados e pensionistas) podem utilizar o serviço. A iniciativa foi uma parceria entre dois setores da Secretaria da Administração: a Superintendência de Gestão e Inovação (SGI) e a equipe do RH Bahia (sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado).

O serviço foi inaugurado no dia 27 de outubro deste ano, com objetivo de oferecer aos servidores um canal de acesso ao contracheque que funcionasse de forma prática, rápida e segura. Transcorrido pouco mais de um mês do seu lançamento, o serviço já obteve 2.610 acessos, somados os números da fase de projeto piloto e o período de funcionamento oficial.

Passo a passo – Para solicitar pela primeira vez o seu contracheque pelo WhatsApp, os servidores ativos, inativos e pensionistas devem ingressar na área de acesso restrito do Portal de Serviços do  RH Bahia, usando seu login e senha. Nessa área, devem cadastrar o número do telefone celular em que desejam receber o holerite. No próprio site do RH Bahia é possível conferir um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento.

Depois de realizado o cadastro, o servidor ou pensionista deve enviar mensagem de WhatsApp para o número do Assistente Virtual (71 3115-0100) e seguir as orientações que aparecerão na tela. Vale ressaltar que o envio do contracheque não será realizado automaticamente por WhatsApp, a cada mês. Sempre que precisar, o servidor deverá realizar a solicitação por meio de contato com o Assistente Virtual. Estarão disponíveis os contracheques emitidos a partir de janeiro de 2018.

A Secretaria da Administração informa ainda que, por razões de segurança, o número do aparelho celular cadastrado no RH Bahia deve ser de uso exclusivo do servidor. Além disso, caso deixe de utilizar este número, o servidor deverá desativá-lo, realizando um cadastro do novo número no Portal de Serviços do RH Bahia.

De acordo com o superintendente de Gestão e Inovação, Anderson Prazeres, a facilidade está sendo oferecida de forma pioneira pelo governo baiano. “Fizemos uma pesquisa e só identificamos um serviço semelhante disponibilizado pelo governo de Goiás, mas por meio do aplicativo Telegram”, relata Anderson. “Como o WhatsApp é uma ferramenta onipresente na vida de praticamente todos que têm smartphone, o serviço tem o potencial de facilitar a rotina de um grande número de servidores públicos”, argumenta o superintendente.

Para o gestor de negócio do RH Bahia, Wilson Freitas, a medida representa mais um passo na modernização da Gestão de Pessoas do Estado. “A iniciativa mostra que o RH Bahia vem cumprindo um de seus papeis mais relevantes, que é dispor de um meio que permita aos servidores o acesso de forma rápida, segura e online às suas informações pessoais e funcionais”, opina Wilson, lembrando a importância dos servidores ficarem atentos à atualização dos seus dados cadastrais no RH Bahia para ter acesso a estes e outros serviços.

 

FONTE: Ascom/Saeb  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE