Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - , 19 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Hoje é dia de celebrar Santa Dulce dos Pobres
Orações, missas e procissão não vão faltar, neste sábado, para homenagear o Anjo Bom da Bahia
Sábado, 13 de Agosto de 2022

Hoje é dia de festa no Santuário Santa Dulce dos pobres, localizado na cidade Baixa em Salvador.  Missas, procissão e orações não vão faltar para homenagear o Anjo Bom da Bahia.  A agenda festiva deste ano tem como tema ‘a mulher que muito amou’. As missas serão celebradas ao longo do dia, sendo que a das 8h30 será presidida pelo arcebispo da capital baiana e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha.  Após a missa das 18 horas acontecerá a procissão luminosa pelo Caminho da Fé, que será percorrida do Santuário à Baixa do Bonfim, com a imagem de Santa Dulce no andor.

O Dia Litúrgico de Santa Dulce dos Pobres terá missas também às 7h, 10h30, 12h, 14h e 16h. O público que não puder participar das atividades presencialmente poderá acompanhar as missas virtualmente pelo canal YouTube do Santuário www.youtube.com/santuariosantadulcedospobres.

“Santa Dulce dos Pobres será sempre uma fonte de inspiração para todos nós. Inclusive para as gerações que não a conheceram pessoalmente pelo seu exemplo de fé, esperança, determinação, empatia e humildade. Poderia citar muito mais do que ela significa para nós, para suas Obras, colaboradores, voluntários e devotos. Espero que a festa, a cada ano que passar possa trazer mais pessoas, mais devoção para que essa inspiração que ela nos trás possa ajudar outras pessoas, com aquele mesmo amor que teve pelos necessitados”, diz Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Assistenciais de Irmã Dulce.

O reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Giovanni Messias, ressalta que o tema da festa deste ano, ‘A mulher que muito amou’, expressão do Evangelho (Lucas 7:47-50) “pode ser aplicada à vida de Santa Dulce, pois ela muito amou a Deus, aos pobres e aos seus irmãos. Neste tempo em que as pessoas precisam amar mais, Santa Dulce é um grande exemplo. Por isso, com muita alegria, queremos expressar este grande amor a todo o povo de Deus. Vamos nos alegrar para viver intensamente a festa do Anjo Bom do Brasil. Todos estão convidados a vir rezar conosco, não só para pedir a intercessão de Santa Dulce, mas também para tê-la como exemplo de vida e de amor ao próximo”.

“Resido em Santo Antônio de Jesus, mas venho aqui todo o ano para orar pela nossa Santa, que muitas almas boas possam se inspirar naquele bem que praticou. Ela é luz e quando minha mãe ficou doente foi para ela que orei. Graças a Deus o período de provação passou e apesar da idade ainda,81, está ao nosso lado após um câncer de mama”, diz Antonia Peres.
A festa litúrgica em honra ao Anjo Bom do Brasil será acompanhada também de orações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição fundada por Santa Dulce e que hoje enfrenta a pior crise financeira da sua história – cenário esse que ameaça a continuidade do acolhimento prestado a quase 3 milhões de pessoas por ano na Bahia. Para ajudar a OSID a continuar atendendo o pobre, o doente, o mais necessitado, doações podem ser feitas através da chave PIX [email protected]. Informações sobre outras formas de contribuir com a instituição podem ser obtidas na Central de Relacionamento com o Doador (CRD), através do telefone (71) 3316-8899.

Trajetória

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nasceu em 26 de maio de 1914 em Salvador. Aos 13 anos, já atendia pacientes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano, no dia 13 de agosto, recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce. Por isso a data foi escolhida para ser comemorado o dia Litúrgico.

Sua trajetória foi marcada pelo amor ao próximo, solidariedade, fé e determinação, em 1935 iniciou um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidou na parte interna do bairro de Itapagipe, em Salvador. Nessa mesma época, começou a atender também os operários que eram numerosos naquele bairro, criando um posto médico e fundado, em 1936, a União Operária São Francisco, primeira organização operária católica do estado, que depois deu origem ao Círculo Operário da Bahia.

Em 1949, após a autorização da sua superiora, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento, com os primeiros 70 doentes recolhidos das ruas de Salvador. A iniciativa deu origem à tradição propagada há décadas pelo povo baiano de que a freira baiana construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro. Fundada em 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce, a (OSID), Obras Sociais Irmã Dulce conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Ensino Fundamental e na preservação e difusão da memória de sua fundadora.

Irmã Dulce morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, situado no Bonfim. A religiosa que ganhou do povo o nome de “Anjo Bom da Bahia” por dedicar sua vida ao acolhimento dos mais necessitados foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, passando a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres, quando 50 mil pessoas (15 mil brasileiros) lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, para assistir à cerimônia presidida pelo Papa Francisco.

 

FONTE: www.trbn.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE