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GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2025
 
 
 
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Prefeitura de Pindaí cria Arquivo Público Municipal com apoio da Fundação Pedro Calmon
Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2025

Em mais um passo para a salvaguarda da memória e da documentação histórica da Bahia, a Prefeitura Municipal de Pindaí, no Sudoeste do estado, criou o seu próprio Arquivo Público Municipal. A iniciativa foi oficializada pela Lei nº 596, de 28 de outubro de 2025, sancionada pelo prefeito João Veiga, a partir de projeto de autoria da Câmara de Vereadores.

O objetivo é fortalecer a gestão dos documentos administrativos e históricos de Pindaí, garantindo a preservação da memória e da identidade do município.

A criação do Arquivo contou com cooperação técnica da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC). O apoio técnico dos servidores do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB ) foi fundamental para a consolidação do projeto, reforçando o papel da Rede FPC em incentivar e conectar os arquivos públicos e as iniciativas de preservação documental nos municípios baianos.

A novidade foi celebrada pelo coordenador de Fomento aos Arquivos Públicos Municipais (CAPM/APEB), Afonso Pereira da Silva. “A criação do Arquivo Público de Pindaí reafirma o compromisso do município com a transparência, a preservação documental e o acesso à informação — elementos essenciais para uma gestão pública eficiente e cidadã”, destacou.

A iniciativa integra o Conectar Arquivos, projeto que faz parte da Rede FPC e tem como propósito mapear, incentivar e apoiar as prefeituras municipais na criação e fortalecimento de Arquivos Públicos Municipais na Bahia. Por meio de diagnósticos arquivísticos, orientação técnica e cooperações institucionais, o Conectar Arquivos promove preservação da memória, gestão documental eficiente e compromisso com a transparência e o acesso à informação, pilares fundamentais para o fortalecimento da administração pública e valorização da história local.

 

FONTE: Ascom/FPC  
 
 

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