Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Segunda-Feira, 08 de Dezembro de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Projeto promete levar energia renovável gerada na Bahia para outras regiões do Brasil
Segunda-Feira, 08 de Dezembro de 2025

Com o objetivo de levar para outras regiões do país a energia eólica e solar produzidas na Bahia, foi lançada, nesta segunda-feira (8), a pedra fundamental do Projeto Serra Dourada, da ISA Energia Brasil. O evento foi realizado no Palacete Tirachapéu, no Centro Histórico de Salvador e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).


Ao BNews, o presidente da ISA, Rui Chammas, deu mais detalhes do projeto. Ele explica que a iniciativa se trata de uma linha de transmissão de aproximadamente 1.000 quilômetros que leva energia renovável produzida na Bahia, para as regiões Sul e Centro Sul do país.


“A Bahia hoje representa mais de 30% de energia eólica e mais de 30% de energia solar do Brasil, é um potencial único e é importante encontrar uma maneira de conectar essa geração com o Centro Sul, onde a gente tem mais demanda. Ao mesmo tempo vai ser possível que outras demandas de energia renovável possam ser conectadas. É um investimento muito importante, eu diria que ele é uma das espinhas dorsais da transição energética do nosso país’, disse o executivo.


Rui Chammas ainda ressaltou a necessidade de encontrar meios para escoar a demanda para lugares onde há escassez de energia.


“Hoje o Brasil tem uma clara divisão de segmentos. Temos os grandes geradores que fazem os parques eólicos ou os parques solares, temos as distribuidoras que em cada região são responsáveis por entregar a energia na casa de cada um de nós e a transmissão é responsável por fazer essa grande conexão. São grandes linhas que conectam a geração, às distribuidoras nas várias regiões, garantindo que a gente tenha capacidade de escoamento. Capacidade de entrega sem a transmissão, você não consegue conectar a geração com a demanda final”, pontuou.

 

FONTE: www.bnews.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE